Simulado de emergência será realizado amanhã envolvendo moradores de Camaçari - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari

Simulado de emergência será realizado amanhã envolvendo moradores de Camaçari

ads
O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) realiza nesta terça-feira, dia 7 de novembro, no bairro do Gravatá, em Camaçari, um simulado de emergência na comunidade. O treinamento, que será coordenado pela Defesa Civil do município, integra o Plano de Emergência para a Comunidade (PEC) do Polo de Camaçari e objetiva preparar os moradores para uma eventual necessidade de emergência, com deslocamento das pessoas de uma suposta área de risco para um ponto seguro. A previsão é mobilizar cerca de 500 pessoas, contando com a participação das escolas Helena e Heleninha, situadas no bairro.
A preparação do simulado contou com suporte técnico de Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC, e começou há alguns meses, envolvendo reuniões e prévias. As ações contaram com participação da Defesa Civil de Camaçari, Polícia Militar, órgão de trânsito e secretarias municipais, informa Paulo Ribeiro. Também foi programado um simulado de mesa no Cofic envolvendo cerca de 60 participantes. Como explica o consultor, a preparação tem como foco "contar com um maior envolvimento da comunidade e treinar as pessoas para manter a calma durante uma emergência, até o ponto de encontro, sob a orientação da Defesa Civil e do Nudec".
Como aconteceu em outras oportunidades, o treinamento procurou  envolver estudantes e professores das unidades escolares do bairro escolhido para o simulado. "Ao envolvermos os estudantes, estamos provocando o aumento do numero de multiplicadores nas ações previstas no PEC, uma vez que crianças e jovens têm maior capacidade de influenciar suas famílias", observa Paulo Ribeiro, lembrando que um segundo simulado em comunidade será realizado ainda este mês no município de Dias d'Ávila.
Tecnologia do Blogger.