Seminário promove diálogo entre educadores de Camaçari - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari

Seminário promove diálogo entre educadores de Camaçari

ads
Seguindo a proposta de ofertar formação continuada, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), realiza o Seminário Territorial de Sensibilização e Mobilização, em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep). A inciativa é realizada em quatro partes, nesta segunda (13/11) e na terça-feira (14/11), para as escolas da sede e orla, respectivamente, divididas por territórios.

O objetivo da ação é promover o diálogo entre os educadores, para que possam se reconhecer progressivamente como um território colaborativo, que se fortalece à medida em que os desafios e os caminhos para superá-los são debatidos e compartilhados por todos os envolvidos.

A formação é voltada para gestores escolares, coordenadores pedagógicos e dois representantes de professores, por escola, além das esquipes técnicas da Seduc. Ainda participam do seminário, membros dos conselhos municipais de Educação, do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e de Alimentação Escolar.

A diretora-presidente do Icep, Cybele Amado, ministrou a palestra O sensível e a Construção Colaborativa de uma Proposta de Educação Municipal. Na oportunidade ela pontou que “este é um momento bem importante porque é de escuta sensível dos professores. Eles vão escrever, mapear as necessidades que têm de trabalho pedagógico e, a partir dessa conversa, nós montamos um plano de formação, que tem como base todas as informações trazidas pela rede com vistas ao desenvolvimento do trabalho. Esta é uma etapa de acordos, de combinados e de construção conjunta daquilo que nós desejamos e pretendemos fazer ao lado dos professores, sempre”.

“Teremos esses dois dias de conversa com a comunidade escolar para poder seguir forte na direção de responder às perguntas, de como fazer com que os nossos alunos possam aprender mais e como os nossos professores possam ensinar mais. É preciso que a gente avance e avance junto”, destacou a secretária da Educação, Neurilene Martins.

O diálogo foi iniciado desde a Jornada Pedagógica, seguido de vários encontros com as equipes técnicas, coordenadores e diretores de escola. O momento do seminário também é uma devolutiva para os professores do que foi levantado nesse período.

Para o diretor da Escola Municipal Sonia Regina de Souza, João Batista dos Santos, “a formação continuada é fundamental em qualquer atividade, principalmente na educacional. Já que enfrentamos muitos desafios, como a estrutura online e a diferente dinâmica na vida dos estudantes. Hoje eles têm muitas possibilidades, a escola é uma delas e precisa ser atrativa”, finalizou ao afirmar que vem participando e aprendendo em todas as formações.

O seminário segue no turno da tarde para escolas de outros territórios da sede. As escolas da orla participam nesta terça-feira, também divididas em dois grupos. Este é o início do processo de construção dos documentos que vão balizar a educação no município, que será concluído ao final dos processos de formação.
Tecnologia do Blogger.