Satélite: descoberta de campo de gás natural agita Chapada - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari e RMS

Header Ads

Satélite: descoberta de campo de gás natural agita Chapada

Descoberta de campo de gás natural agita cidade na região da Chapada Diamantina (Foto: Reprodução)
A possível descoberta de um campo de gás natural na zona rural de Utinga, Chapada Diamantina, vem agitando a população da cidade. A descoberta se deu de maneira inusitada. Uma empresa estava perfurando poços artesianos no distrito de Cambuí, quarta-feira passada, quando foram surpreendidos por uma grande rajada de fogo. O episódio se repetiu em outro poço da região, a cerca de um quilômetro de distância. As autoridades locais ainda não sabem se as labaredas foram mesmo originadas por gás natural. Agora, o município vive a expectativa da descoberta também de petróleo, já que o gás normalmente fica sobre uma reserva de óleo. A probabilidade de injeção de altos recursos na economia por meio de royalties é o assunto da vez entre moradores, empresários e políticos de Utinga 
Alívio
Petrobras e Ministério das Minas e Energia já foram contatados pela prefeitura da cidade, que solicitou análises mais detalhadas. Com cerca de 20 mil habitantes, enfrentando uma seca severa e tendo como principal fonte de renda os repasses federais, Utinga ganharia um impulso e tanto para sair da crise. “É preciso saber se esse gás tem valor, mas a probabilidade nos anima muito”, disse o prefeito Joyuson Vieira (PSL). A seca, curiosamente, foi o que levou à perfuração de poços e a consequente descoberta.
Outra jogada
Aos aliados mais próximos, a senadora Lídice da Mata (PSB) diz não estar preocupada com articulações preliminares para formação da chapa majoritária do governador Rui Costa (PT) na sucessão de 2018. Desde que as primeiras peças começaram a se mover no xadrez político montado para ano que vem, Lídice assiste atenta  às costuras e especulações em torno do tema, mas mantém distância segura do tema em conversas com a base do PSB e nem fala com Rui sobre o assunto.
Aspa
"
Queremos morar na Bahia que o senhor nos mostra através da propaganda do Estado", Targino Machado, deputado estadual do PPS, ao criticar a política de segurança pública tocada pelo governador Rui Costa
Modo de espera
Até o próximo ano, tem dito Lídice da Mata, há muita água para correr sob a ponte eleitoral e que aposta no próprio mandato para se credenciar à reeleição. Opositora de primeira linha do presidente Michel Temer (PMDB), a parlamentar se classifica como candidata natural ao Senado. Em reservado, afirma que já teve adversários muito mais fortes ao longo dos seus mais de 30 anos na vida pública.
Caldo grosso
O senador Otto Alencar (PSD) criou arestas com os deputados baianos do PT. Em entrevista recente ao site Informe Baiano, Otto  aconselha o governador Rui Costa a “puxar a orelha” dos petistas, a quem culpa pela onda de vaias a políticos que militam simultaneamente na base dos palácios de Ondina e do Planalto. “Já armaram vaias pro Cacá Leão (PP), Jonga Bacelar (PR) e José Nunes (PSD). E são pessoas do partido do governador”, disse.  Como consequência, Otto vem sendo tratado com hostilidade por integrantes das bancadas do PT na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.
No prelo
Promessa de campanha do prefeito ACM Neto (DEM), o novo programa para gerar empregos e negócios na cidade será lançado até o fim do mês. Segundo o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, Guilherme Bellintani, o pacote já está concluído.
Pílulas
Cadeião 
  Bem-humorado parlamentar baiano resolveu tirar sarro de si e de outros investigados pela Lava Jato nas rodas de conversa. Para ele, do jeito que a coisa vai, será preciso construir o “Presídio do Petrolão” para receber a grande turma de implicados. O problema, diz, vai ser separar as facções.    
Bandeira branca  O deputado estadual Joseildo Ramos (PT) e o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto (DEM),  deram exemplo de que se pode trocar a rivalidade pelo bem comum. Mesmo adversários, ambos têm dialogado bastante sobre projetos para a cidade.  Em recente cerimônia na cidade, o democrata agradeceu publicamente ao petista pela dedicação  dada às demandas do município.     
Lobo na área  O Palácio de Ondina desconfia da lealdade de uma liderança da base pelas constantes conversas com a oposição. Querem chamá-lo em breve para esclarecimentos.
Fonte:Correio24h
Tecnologia do Blogger.