Camaçari: Estudantes recebem mochilas ecossustentáveis - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari e RMS

Header Ads

Camaçari: Estudantes recebem mochilas ecossustentáveis


Com olhinhos curiosos, sorrisos no rosto e coraçõezinhos cheios de alegria, as crianças do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) do Caminho do Mar acompanharam nesta sexta-feira (5/5) a cerimônia de entrega das mochilas ecossustentáveis, resultado de um projeto desenvolvido exclusivamente para Camaçari pela Ford, que vai beneficiar mais 10 mil estudantes da rede municipal.
Hoje foram entregues 242 unidades do total de mochilas previstas, quantidade que corresponde ao número de crianças matriculadas no CIEI do Caminho do Mar. As demais serão divididas em lotes, que começam a ser entregues a partir da próxima semana à Secretaria da Educação (Seduc), responsável pela distribuição. Serão beneficiados estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I e da educação infantil.
"Quando chegar em casa eu vou colocar o meu lápis, caderno, borracha e lapiseira. Agora eu venho bem bonita para a escola", falou a pequena Alice Nascimento, 5 anos, com um ar pensativo, de quem  já se imaginava colocando os objetos na mochila.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, explica que mais do que beneficiar os alunos com uma mochila, o projeto educa, pois põe em discussão a importância de reciclar e adotar medidas sustentáveis. "Isso é resultado de uma parceria importante e tenho certeza que será fortalecida", ressalta a gestora da Seduc.
Neurilene lembra que logo os estudantes receberão também o novo fardamento, escolhido pela comunidade escolar por meio de enquete, tornando o processo democrático e participativo. O kit com três camisas deve ser entregue até o final do primeiro semestre.
Diferente dos anos anteriores, a cerimônia de doação esse ano aconteceu dentro do ambiente escolar, e as mochilas foram entregues por um grupo de 50 colaboradores da Ford, que em uma ação interna realizada pela empresa, se inscreveram para participar desse momento.
Funcionária da montadora há seis anos, Irena Santos, que atua no setor de compras, falou do quanto é gratificante saber que a partir da doação das fardas descartadas anualmente, são produzidas mochilas. "Faço questão de doar as minhas e assim, fazer diferença na vida dessas crianças", finalizou.
A supervisora de Assuntos Governamentais e Relações Públicas da Ford, Magnólia Borges, ressalta que o projeto está centrado em três vieses, o ambiental, na reutilização de fardamento industrial, o econômico, com a capacitação de mulheres de baixa renda no ofício de corte e costura, e o social, com a entrega das mochilas para os alunos da rede pública de ensino. "Tudo é feito com carinho", conclui ela. 
Representando o prefeito Antonio Elinaldo no ato, o ouvidor municipal, Oswaldo Marcolino, fez uma retrospectiva desde o anúncio da vinda da montadora até a sua implantação no Município. "A Ford representa geração de emprego e renda, o aquecimento da economia local, e cumpre seu papel social não só por meio da entrega das mochilas, mas dos Odontomóveis e do Programa Ford de Educação", declarou. (Ascom)
Tecnologia do Blogger.