Salvador está prestes a sofrer racionamento de água; Embasa planeja 3 dias com água e 1 sem - Camaçari Aquitem | O seu portal de notícias de Camaçari

Salvador está prestes a sofrer racionamento de água; Embasa planeja 3 dias com água e 1 sem

Anuncio

Um dia sem abastecimento de água para cada três dias com. Se não chover nos mananciais que atendem Salvador, esse deve ser o esquema de racionamento que a Embasa já está planejando, segundo confirmou ao CORREIO o diretor da concessionária responsável pelas operações da Região Metropolitana, Carlos Ramirez.  

A notícia pode causar estranheza para os moradores de Salvador, que nas últimas semanas chegaram a ter prejuízos e sentirem o impacto de fortes chuvas no dia-a-dia, inclusive no trânsito. Acontece que, de acordo com a Embasa, as chuvas que atingiram a capital não chegaram a região dos mananciais que abastecem a cidade.

“Não chegamos a ter nenhuma recarga nos níveis dos reservatórios, houve apenas uma estabilidade”, detalha Ramirez. “Ainda estamos contando com as chuvas, há expectativa, pelos sites de meteorologia, de chuvas nas regiões que abastecem Salvador, na região de Simões Filho, Mata de São João e Conceição de Jacuípe”, completa. Nessas regiões, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta a possibilidade de chuvas isoladas até o final da semana.

Segundo o diretor, está é a primeira vez nos 46 anos da Concessionária que se avalia a possibilidade de um racionamento na capital. Ele explica que está avaliação tem ocorrido diariamente, de acordo com os índices pluviométricos apresentados. “Inicialmente vamos reduzir a vazão e depois rediscutir a necessidade de aumentar o volume retirado”, explica, em caso de confirmação do racionamento pela falta de chuvas.  A Embasa acredita que devem sofrer o impacto as famílias que moram em residências construídas sem planejamento e que em áreas nobres, em domicílios que contam com reservatório adequado, a falta de abastecimento por um dia não deve ser sentida.
Tecnologia do Blogger.