Marcação supera 25 mil procedimentos - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari

Marcação supera 25 mil procedimentos

Foto: Wendell Wagner
USF da Piaçaveira é a que mais marcou procedimentos depois da Central de Regulação. Foram 2.464 agendamentos.
Lançado no dia 1º de abril, o sistema de marcação descentralizado e informatizado em 17 unidades de saúde de Camaçari, após superar os problemas de infraestrutura e conectividade da primeira semana, apresenta novos avanços. Em 20 dias foram marcados 25.714 procedimentos. O que representa mais de 1,2 mil procedimentos autorizados por dia. Entre os procedimentos autorizados estão consultas com especialistas, exames laboratoriais, exames de imagem e cirurgias diversas como de catarata, joelho, ombro, vesículas e hérnias.
O secretário de Saúde, Elias Natan comemora os resultados, mas sabe que ainda tem muito a avançar. “Os números mostram que estamos no caminho certo. Pegamos um município onde não se marcava nenhum procedimento desde outubro de 2016. Hoje estamos marcando mais de mil procedimentos diários. Contudo, sei que precisamos avançar mais. Principalmente colocando as unidades de marcação informatizada em todos os postos de saúde. Para isso estamos trabalhando para resolver problemas de internet em todas as unidades e até o segundo semestre todos os postos de saúde serem pontos de marcação”, afirma.
A diretora da Central de Regulação, Liliam Costa explica que, “além de trabalhar para aumentar o número de postos de marcação, também estamos trabalhando para ampliar a oferta de consultas com especialistas, cirurgias e exames em nossa rede própria e conveniada”.
O sistema utilizado pela Secretaria de Saúde para marcação das consultas é o Sisreg (Sistema Nacional de Regulação), um programa inteiramente gratuito do Ministério da Saúde. “Escolhemos o Sisreg por ser um programa do próprio Ministério e que não nos trouxe nenhum custo com o mesmo. Dessa forma o município deixou de gastar com a compra de um software e ainda começou a resolver um antigo e grave problema existente nas marcações”, explica Elias Natan.
Veja em detalhes os números de cada unidade marcadora nesses primeiros 20 dias.
Central de Regulação - 4.928
Piaçaveira - 2.464
Arembepe - 2206
Vilas de Abrantes - 2001
Monte Gordo - 1969
Nova Vitória - 1775
Camaçari de Dentro - 1729
Gleba E - 1473
Barra do Pojuca - 1130
Buri de Satuba - 1081
Nova Aliança - 906
CAIC - 855
Gravatá - 849
Gleba B - 842
Jardim Limoeiro - 653
Verde Horizonte - 648
Parafuso – 205

Vacinação contra a Influenza
Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Saúde de Camaçari realizará um trabalho específico de vacinação contra a Influenza (gripe) com profissionais da área tanto do setor público como privado. A vacinação faz parte da campanha contra a Influenza que começou no dia 17 de abril e seguirá até 26 de maio nas 36 salas de vacinação disponíveis no município.
A vacinação dos profissionais de saúde acontecerá, das 9h às 16h, no período de 24 a 28 de abril, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no bairro do Ponto Certo. De acordo com Fátima Guirra, diretora da Vigilância a Saúde, no local serão vacinados apenas os profissionais de saúde. E estes devem comparecer munidos de contracheque, crachá ou carteira profissional que o identifique.
“A vacinação para esses profissionais também estará disponível nas unidades básicas de saúde do município durante todo o período da Campanha contra Influenza. Então, caso ele não possa ir entre os dias 24 e 28 no CEO, ele pode ir numa das salas de vacinação até o dia 26 de maio”, explica Fátima Guirra.
A campanha nacional de vacinação contra a Influenza seguirá até 26 de maio vacinação com o seguinte público-alvo:
Crianças com 06 meses a 04 anos 11 meses e 29 dias;
Gestantes: em qualquer idade gestacional;
Puérperas (até 45 dias após o parto);
Indivíduos portadores de comorbidades;
Pessoas com 60 anos e mais de idade;
Profissionais de Saúde;
Indígenas;
População privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional;
Professores da rede pública e privada.
No total a Secretaria de Saúde de Camaçari espera vacinar cerca de 53 mil pessoas que estão dentro do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde. (Ascom)
Tecnologia do Blogger.