Distribuição de medicamentos acontecerá em 15 farmácias modelo em Camaçari - Camaçari Aquitem | O seu portal de notícias de Camaçari

Distribuição de medicamentos acontecerá em 15 farmácias modelo em Camaçari

Anuncio

Pensando em oferecer um melhor serviço aos pacientes que recebem medicamentos da rede pública, a Secretaria de Saúde (Sesau) reformulou a logística das farmácias das unidades de saúde de Camaçari. A partir do dia 10/04 (segunda-feira), todos os medicamentos ofertados pelo Município serão distribuídos em 15 farmácias modelo espalhadas entre a sede e a orla.

O secretário de Saúde, Elias Natan explica que não adianta ter tantas farmácias nas unidades de saúde e não oferecer um serviço digno. “As farmácias devem contar com o profissional farmacêutico para garantir que a população tenha acesso a todo o elenco de medicamentos com qualidade e segurança, além de otimizar os recursos financeiros disponíveis, evitando desperdícios. Ainda, segundo o secretário, com a ajuda da Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) a logística das farmácias será redesenhada.

De acordo com a CAF o objetivo principal é que as farmácias sejam um espaço para a promoção de saúde, com orientação sobre o uso correto e racional de medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico e de educação sanitária. 

Sobre o estoque municipal de medicamentos, a coordenadora da Assistência Farmacêutica Andreia Dias, informa que:  “Iniciamos o ano com menos de 15% do elenco de medicamentos, sem orçamento e empenho para compra. Já realizamos as primeiras aquisições e já alcançamos 70% em cobertura de estoque”.

O numero de farmácias foi diminuído para haver uma adequação aos recursos humanos que está disponível no momento, e cumprir a legislação garantindo a presença do farmacêutico.
Definidas por critérios geográficos, de forma a facilitar o acesso da população, as farmácias foram distribuídas da seguinte forma: na sede os remédios estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) das Glebas B e E, do Camaçari de Dentro e do Gravatá, além das Unidades de Saúde da Família (USF’s) Nova Aliança e Piaçaveira. Ainda da sede do Município, os medicamentos podem ser encontrados na Farmácia do Centro e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) II e AD para pacientes usuários do serviço.

Na orla, os remédios são encontrados nas USF’s de Pé de Areias e de Barra do Pojuca, nas UBS’s de Vila de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo, além de CAPS II para pacientes usuários do serviço.
Tecnologia do Blogger.