Atividade detectada no site de testes nucleares da Coreia do Norte - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari e RMS

Header Ads

Atividade detectada no site de testes nucleares da Coreia do Norte

Analistas que examinam imagens de satélite da Coréia do Norte informaram na quarta-feira que observaram alguma atividade inesperada no local do teste nuclear do país: jogos ativos de vôlei em três áreas separadas.

As surpreendentes imagens foram tiradas no domingo, uma vez que as tensões entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte pareciam aumentar. A Península Coreana pulsou com a notícia de que o Norte estava se preparando para sua sexta detonação atômica e que navios de guerra americanos tinham sido ordenados para o Mar do Japão como um impedimento, embora os navios acabaram por ter navegado na direção oposta.

Os jogos de vôlei, jogados no meio daquela crise internacional, foram provavelmente destinados a enviar uma mensagem, dizem os analistas, como os norte-coreanos estão cientes de que o site de teste nuclear está sob intenso escrutínio. Mas o significado que o Norte queria que os jogos transmitirem não está claro.

"Ele sugere que a instalação pode estar entrando em um modo de espera", disse Joseph Bermúdez aos repórteres em uma conferência organizada pelo 38 North, um instituto de pesquisa da Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins. "Também sugere que estes jogos de voleibol estão sendo conduzidos com os norte-coreanos sabendo que vamos estar olhando e relatando sobre ele."

Bermúdez, um veterano analista norte-coreano, enfatizou a ambigüidade das intenções norte-coreanas. "Eles estão nos enviando uma mensagem dizendo que colocaram a instalação em espera, ou estão tentando nos enganar", disse ele. "Nós realmente não sabemos."

Em um desfile militar no sábado, Pyongyang exibiu muitos mísseis, e no domingo, disparou um que explodiu segundos após o decolamento, levantando suspeitas de que um programa americano para sabotar os vôos de teste tinha atingido mais uma vez.

Mas no local do teste nuclear de Punggye-ri, nas montanhas montanhosas do Norte, equipes de jogadores que o domingo estavam envolvidos em uma série de jogos de vôlei, de acordo com os analistas de imagem. Os locais de jogo, disse Bermúdez, eram a principal área administrativa, os quartéis de guarda ea área de apoio do centro de comando.

"O que vimos", disse ele a jornalistas, "é algo incomum".

A resolução, ou nitidez, das imagens de satélite era tal que os jogadores pareciam bastante pequenos, sem características discerníveis.

Bermúdez falou com repórteres na terça-feira, e o grupo divulgou na quarta-feira um relatório sobre os desenvolvimentos dos locais de teste. Os autores, junto com Bermudez, foram Jack Liu e Frank Pabian, cientista do laboratório de armas de Los Alamos, no Novo México, o local de nascimento da bomba atômica.

O relatório disse que as equipes de vôlei pareciam ser "os seis jogadores normais de cada lado". Uma imagem adicional no relatório mostrou o que os analistas identificaram como uma "possível rede de vôlei" perto da área de comando. Mas nenhum jogador era visível.

O voleibol é um esporte popular na Coréia do Norte, e imagens de satélite muitas vezes identifica jogos em andamento. Imagens anteriores do site de teste nuclear Punggye-ri revelaram pessoal jogando vôlei, mas nunca antes em três jogos simultâneos.

Bermudez é consultor da AllSource Analysis, uma empresa do Colorado que analisa imagens de satélite e outras informações para clientes governamentais e comerciais.

O relatório 38 norte disse que o local resistente do teste, apesar dos jogos, apareceu capaz de conduzir um sexto teste nuclear em qualquer altura em cima de receber a ordem.
Tecnologia do Blogger.