Ronda Maria da Penha fortalece ações durante o Março Mulher 2017 - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari

Ronda Maria da Penha fortalece ações durante o Março Mulher 2017


A Polícia Militar da Bahia promoverá o desenvolvimento da Campanha Março Mulher 2017 através de ações protagonizadas pela Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) a partir desta segunda-feira (20). Na oportunidade também será celebrado um ano de instalação da unidade operacional especializada na defesa da mulher baiana na sede localizada no bairro de Periperi.

Entre 20 e 24 de março, sempre das 8h30 às 12h30, a ORMP oferece a oficina "Espelho" a 100 policiais militares femininas dos comandos regionais da capital e RMS e do Comando de Policiamento Especializado. A oficina objetiva instrumentalizar o efetivo feminino da PMBA para atuar na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e ocorrerá diariamente no auditório do DISEP de Periperi.

"Espelho" é um jogo de tabuleiro (autoral) que é jogado durante a oficina e de forma lúdica ensina dois pontos fundamentais na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher: os tipos de violência tipificados na lei e como reconhecê-las no cotidiano; e a composição da rede de enfrentamento à violência contra a mulher e como utilizá-la. Nas palavras da comandante da Operação Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago, "... um clube da Luluzinha para dialogar sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres. "

Em parceria com a Operação Ronda Escolar serão ministradas palestras de prevenção à violência contra a mulher nos bairros onde há maior índice de registro de ocorrências dessa natureza. Serão realizadas em instituições de ensino nos bairros de Itapuã, Periperi e Brotas. A ação já ocorreu no bairro de Itapuã em 16/3 e ocorrerá nos dias 23 e 30 em Periperi e Brotas, respectivamente.


No sábado (25) duas ações serão realizadas simultaneamente. A primeira ação ocorrerá a partir das 8h30, na própria sede da Operação Ronda Maria da Penha, localizada no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Periperi. A parceria firmada entre os artistas plásticos Zaca Oliveira e Rosamélia Delgado terá o apoio de mulheres assistidas e policiais militares da ORMP. O projeto se destina à construção de uma praça de convivência na área externa do DISEP e sua conclusão é prevista para as 18 horas do mesmo dia.

A segunda ação é o projeto "Mulheres de Coragem" que, em parceria com o Instituto Avon e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), oferece a quinze mulheres assistidas pela ORMP o estímulo à prática do artesanato fomentando a possibilidade do desenvolvimento de uma atividade voltada à subsistência das assistidas.

Ciranda com a Ronda


Ainda está prevista a celebração de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para a implementação do projeto "Ciranda com a Ronda" que visa promover medidas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher na zona rural do estado da Bahia.

Estando cada dia mais presente na vida de centenas de mulheres vítimas de violência doméstica, a Operação Ronda Maria da Penha busca ampliar a sua capilaridade de atuação e também desenvolver, de variadas formas, medidas que fomentem a prevenção do crime contra a população feminina baiana.
Tecnologia do Blogger.