Mais 46 profissionais residentes reforçam o sistema Saúde da família em Camaçari - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari

Mais 46 profissionais residentes reforçam o sistema Saúde da família em Camaçari

Anuncie aqui 71 993179391

Resultado de um contrato de parceria entre a Secretaria de Saúde (Sesau) e a Fundação Oswaldo Cruz/ Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (Fiocruz-Bahia) mais 46 profissionais residentes estão chegando a Camaçari através dos Programas de Residência em Medicina da Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família.

São 13 médicos, 18 enfermeiras, nove dentistas, dois educadores físicos, dois fisioterapeutas e dois sanitaristas, que atuarão nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) Nova Aliança, Piaçaveira, Phoc III, Phoc CAIC e Parque das Mangabas, assistindo uma população superior a 35 mil pessoas. Os profissionais participaram de uma palestra de boas-vindas na manhã desta quarta-feira (22/03), no auditório da Secretaria de Governo (Segov) e foi ministrada pelo subsecretário de Saúde, Luiz Duplat.

O programa é uma especialização com duração de dois anos, que tem a proposta de especializar os profissionais a partir da inserção dos mesmos nas USF’s e fornecer aporte teórico, visando reorientar o modelo assistencial a partir da atenção básica, norteados pelos princípios do SUS e da Estratégia de Saúde da Família.

Além de médicos, enfermeiros e dentistas, através da Residência Integrada de Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família da Fiocruz-Ba, educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas também compõem o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), e sanitaristas atuam no Apoio Institucional.

Para Luiz Duplat, a chegada dos residentes para compor a Saúde da Família é de suma importância. “Pois, a saúde se faz através da prevenção, que não significa apenas serviços de saúde. Mas, envolve todo um contexto familiar através da educação, nutrição, estilo de vida e muito mais. E é na Saúde da Família que conseguimos ter esse contato maior com a comunidade para mudar hábitos de vida e gerar saúde na sua essência, na família”. (Ascom/PMC)
Tecnologia do Blogger.