Inflação nos supermercados foi de 7,93% em 2016 - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari

Inflação nos supermercados foi de 7,93% em 2016

ads

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), indicador de inflação calculado pela Apas/Fipe, fechou o ano de 2016 com alta de 7,93%. O índice pesquisa mensalmente 225 itens em seis categorias nos supermercados. A Apas destaca em nota que na comparação com 2015, quando a inflação em 12 meses foi de 11,33%, verifica-se uma desaceleração.

"A variação do IPS em 2016 registrou um primeiro semestre com elevação expressiva e, em junho de 2016, o Índice apontava para uma alta em 12 meses de 13,76%. No entanto, no segundo semestre a recessão econômica, atrelada ao comportamento mais favorável dos preços de FLV (Frutas, Legumes e Verduras), principalmente, contribuiu para a desaceleração dos preços de alimentos de modo geral, com impactos favoráveis aos preços dos supermercados", destaca a entidade.

Rodrigo Mariano, gerente de Economia da Apas, ressalta na nota que o comportamento dos preços tiveram dois períodos antagônicos: o primeiro semestre, que registrou aceleração expressiva da inflação diante da aceleração de preços, principalmente, dos itens que compõem o grupo de FLV, e aumento do preço do feijão, e o segundo semestre, com a desaceleração expressiva destes itens, contribuindo para uma evolução mais moderada de modo geral dos preços nos supermercados.
Tecnologia do Blogger.