Faculdade de Salvador tem surto de caxumba em estudantes - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari e RMS

Faculdade de Salvador tem surto de caxumba em estudantes


Estudantes de uma turma do 5° semestre do curso de enfermagem do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) foram contaminados pelo vírus da caxumba na última semana. Cerca de 15 alunos do campus da Avenida Paralela já apresentaram os sintomas da enfermidade. Conforme reportagem do jornal A Tarde, o surto fez com que a instituição cancelasse os estágios de alguns alunos em um lar de idosos.

Os universitários que apresentaram atestado médico para comprovar a doença foram liberados das aulas, mas, com o aumento de relatos da enfermidade nesta segunda-feira (27), parte deles acredita que a decisão correta seria a suspensão geral das atividades por um período.

Por nota, A Unijorge disse que a direção foi informada sobre os casos de caxumba na última sexta-feira (24) e que, preventivamente, a instituição cancelou as atividades externas programadas para aquele dia e orientou os estudantes a buscarem atendimento médico para diagnóstico adequado.

Ainda de acordo com o texto, após a confirmação da Vigilância Epidemiológica do município de Salvador de que uma aluna foi infectada, o complexo acadêmico vai promover na próxima quinta (30) uma ação de vacinação da tríplice viral no campus Paralela para alunos das turmas em que foram registrados casos da doença. Poderão ser imunizados todos os que não estiverem com a vacinação em dia, ou necessitarem de dose de reforço para prevenção.

Sobre o fato de não ter interrompido as atividades em toda a unidade, a faculdade afirma que seguiu a recomendação de órgãos competentes internacionais de afastamento apenas dos casos confirmados e de pessoas próximas por nove dias, período ativo do vírus no organismo.

Surtos – O caso da Unijorge é o primeiro surto conhecido este ano, mas em 2016 Salvador teve um registro de caxumba cinco vezes maior do que no ano anterior. Conforme a pasta de saúde municipal, foram 277 pessoas infectadas, 101 relacionadas a surtos e 176 a episódios individuais.
Tecnologia do Blogger.