Enem não vai mais certificar o ensino médio - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari

Enem não vai mais certificar o ensino médio

Anuncie aqui 71 993179391

A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passa a ser utilizado apenas como prova de seleção para o ensino superior. Em meio a uma série de alterações anunciadas nesta semana, o Ministério da Educação informa que o exame deixa de certificar o ensino médio. Outra medida divulgada é que os resultados do Enem não serão mais divulgados por escola.

Até 2016, estudantes com mais de 18 anos podiam usar o desempenho no Enem para receber o diploma do ensino médio. Bastava obter pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação. A partir de agora, a certificação será feita exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), aplicado atualmente no Brasil e no exterior.

Outra decisão do MEC é quanto ao fim da divulgação do Enem por escola. De acordo com o  ministro Mendonça Filho, essas informações geravam rankings e eram utilizadas pelos estabelecimentos de ensino como propaganda, às vezes, falsas. “O Enem não é um exame que possa permitir avaliação adequada de cada unidade escolar, e quando se faz propaganda utilizando um ranqueamento indevido a partir de uma prova como essa, está se fazendo propaganda enganosa, e o MEC não pode convalidar esse tipo de comportamento”, disse.

A qualidade das escolas (públicas a particulares) passa a ser avaliada, a partir deste ano, pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Todos os estabelecimentos de ensino que oferecem o ensino médico será avaliado e vai passar a ter o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado.
Tecnologia do Blogger.