Camaçari registra 80 casos de tuberculose por ano; doença vira tema de sessão especial na Câmara - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari

Camaçari registra 80 casos de tuberculose por ano; doença vira tema de sessão especial na Câmara

Anuncie aqui 71 993179391

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde (Sesau) no combate à tuberculose e as dificuldades enfrentadas para conscientizar a população sobre a doença foram amplamente debatidos durante a Sessão Especial que aconteceu nesta quarta-feira (29), na Câmara de Vereadores.


Anualmente 80 novos casos de tuberculose são diagnosticados em Camaçari, que possui um programa descentralizado, oferecido em todas as das Unidades Básicas de Saúde e da Família, além do Centro de Referência de Especialidades em Saúde e a Policlínica.

A responsável técnica pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Ana Iara Santana, explicou que a maior dificuldade está no fato da população confundir os sintomas da doença com uma simples tosse. “Uma pessoa pode estar doente e, sem saber, contaminar outras”, afirmou ao completar que, “em 2017 a meta é curar, pelo menos, 85% dos casos”, finaliza ela.
  
A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer também em outros órgãos como ossos, rins e meninges. A doença é transmitida de pessoa a pessoa ao espirrar, tossir ou falar. A bactéria se espalha pelo ar e são aspiradas por outras pessoas.
  
A melhor forma de combater a tuberculose é a prevenção. Se você estiver com tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ser tuberculose. Nesse caso, procure o posto de saúde mais próximo. Mais informações sobre a doença e suas formas de prevenção e tratamento podem ser adquiridas através do telefone 136.

Tecnologia do Blogger.