Secretaria de Segurança alerta: drinques caseiros de Carnaval podem causar cegueira e até morte - Camaçari Aquitem | O seu portal de notícias de Camaçari

Secretaria de Segurança alerta: drinques caseiros de Carnaval podem causar cegueira e até morte

Anuncio

Muito comum nas festas carnavalescas, drinques como o conhecido ‘Príncipe Maluco’ podem colocar em risco a saúde e o bem-estar dos foliões. Preparada, em geral, pelo próprio vendedor, que não dispõe do conhecimento necessário para produzi-la, esta bebida é uma mistura alcoólica, da qual participam ervas e outras especiarias, que ampliam os efeitos no organismo, provocando fortes reações.

A perita criminal Maiana Teixeira, da Coordenação de Bromatologia Forense do Departamento de Polícia Técnica, já analisou bebidas feitas artesanalmente e garante que elas podem conter altos níveis de metanol, substância que quando ingerida provoca reações.

“Em excesso, o metanol pode causar cegueira e até mesmo a morte”, enfatizou Teixeira. Outro risco apontado pela perita é a inserção de componentes no preparo da bebida não indicados para consumo humano. “O álcool vendido nos supermercados e o usado como combustível para veículos não devem ser ingeridos”, disse.

Com a experiência de trabalhar em muitos carnavais, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Antônio Júlio Nascimento defende que o folião só deve consumir aquilo que conhece: “Se você não sabe a procedência do produto, não tome”, salientou, advertindo que o folião também não deve utilizar copos de outras pessoas, nem ingerir bebidas que já estejam abertas.
Tecnologia do Blogger.