Abandono: 13 toneladas de lixo são retiradas do antigo cinema de Camaçari - Camaçari Aquitem | O seu portal de notícias de Camaçari

Abandono: 13 toneladas de lixo são retiradas do antigo cinema de Camaçari

Anuncio

Uma ação de limpeza realizada nesta quarta-feira (1) resultou na retirada de 13 toneladas de lixo do prédio do antigo cinema de Camaçari, que fica localizado no Centro da cidade, próximo a antiga Estação de Trem.

A ação envolveu cerca de 40 profissionais entre técnicos, coordenadores e funcionários, além do auxílio de quatro compactadoras e dois containers. Na presença de um forte mau cheiro, insetos, baratas e ratos, os agentes de limpeza retiraram do local, garrafas, latinhas, papelão, entulho, móveis quebrados, sacolas plásticas, baldes vazios e com água (possíveis focos do mosquito transmissor da dengue) e muito lixo. A iniciativa conta ainda, com a lavagem do espaço e higienização.

Sem telhado e com parte da estrutura física comprometida, a intervenção contou com profissionais da Defesa Civil, da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), das secretarias de Saúde através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Serviços Públicos, de Infraestrutura, do Desenvolvimento Social, da Cultura e de Relações Institucionais. Além do suporte da área da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT).

Com uma área de aproximadamente 200 metros quadrados, limitada pela avenida Eixo Urbano, por onde passa a  linha férrea, e rua Tupinambá, o espaço estava sendo ocupado por pessoas em situação de rua há quatro anos. Após a intervenção, os antigos moradores vão ser acompanhados por uma assistente social da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).


A proposta de tombamento do imóvel, e futura recuperação com destinação cultural, sugerida pelo Umuarama (Associação Amigos da Memória e da História de Camaçari), foram aprovadas pelo conselho no final do ano passado. Uma das propostas do conselho é transformar o espaço em museu, além de reativar o imóvel para a exibição de filmes e pequenos shows, ou integrá-lo num projeto maior.

De acordo com a secretária de Cultura, Marcia Tude, já existe um projeto de revitalização do espaço e a notificação do tombamento será feito no próximo dia 14. Ainda de acordo com a titular da pasta, os estudos históricos e arquitetônicos estão em fase inicial. “O espaço cultural passará a se chamar Cine Teatro Camaçari, logo em breve divulgaremos os planos e projetos de revitalização do cinema”, disse.

História


O CSCC (Clube Social, Recreativo e Cultural de Camaçari) foi construído em 1957, por moradores e comerciantes da cidade. O espaço era conhecido por reunir a sociedade camaçariense em animadas festas e sessões de cinema até o final dos anos 1970. Fechado por cerca de 10 anos, volta na década seguinte, equipado com modernos equipamentos de exibição cinematográfica. (Bahia no Ar)



Tecnologia do Blogger.