A liberação de contas inativas do FGTS pode acelerar o crescimento do Brasil - Camaçari Aquitem - O seu portal de notícias de Camaçari

A liberação de contas inativas do FGTS pode acelerar o crescimento do Brasil

Anuncie aqui 71 993179391

Entre o início de março e o final de julho, 30 milhões de trabalhadores brasileiros poderão sacar o dinheiro que permanecia retido em contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O montante de retiradas deve injetar R$ 43,6 bilhões na economia.

A medida, que começou a ser divulgada pelo governo em dezembro, tem como principal objetivo frear o desemprego, que atingiu 12 milhões de trabalhadores durante a gestão de Dilma Rousseff. Boa parte do valor a ser sacado do FGTS deverá ser usada para aliviar as dívidas de quem está inadimplente e não teve outra saída senão consumir menos. Com dinheiro novo na praça, a equipe econômica prevê uma retomada do consumo, com a geração de renda e aumento do nível de emprego.

Um segundo propósito da liberação dos recursos do fundo tem menos impacto direto na economia, mas traz uma sinalização importante: “O Estado começa cada vez mais a não tutelar as pessoas”, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comentando a decisão que dá a cada indivíduo a liberdade de investir — ou gastar — como quiser. A maior parcela das contas inativas tem saldo de cerca de um salário mínimo. Como não haverá limite para o saque, o valor poderá ser retirado de uma só vez (leia o passo a passo no quadro). Qualquer agência da Caixa está apta a dar os esclarecimentos.
Tecnologia do Blogger.