Chega a 64 o número de casos de doença misteriosa que deixa urina escura - Camaçari Aquitem | O seu portal de notícias de Camaçari

Chega a 64 o número de casos de doença misteriosa que deixa urina escura

Anuncio

O número de casos suspeitos da doença misteriosa que deixa a urina escura e provoca intensa dor muscular chegou a 64 na Bahia. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (31) pela Sesab (Secretaria de Saúde do Estado), entre os dias 14 de dezembro e 24 de janeiro de 2017, foram informados 60 casos possíveis de mialgia aguda em Salvador, 1 em Vera Cruz, 1 em Dias D'Ávila, 1 em Camaçari e 1 em Alcobaça.

Segundo o órgão, dos casos, 63 foram investigados pelas secretarias municipais de saúde e Sesab e apenas um (Dias D'Ávila) permanece em investigação. Do total de casos informados, a secretaria informou que apenas 33 (32 em Salvador e 1 em Vera Cruz)  se enquadram na definição de casos suspeitos (mialgia aguda súbita com elevação do CPK).

Ainda de acordo com a Sesab, a média de idade dos pacientes é de 42 anos, variando de 8 a 76, com predomínio de casos do sexo feminino (58%). Duas pessoas que apresentavam os sintomas morreram e a secretaria investiga a relação das mortes com a doença misteriosa.

Quando os primeiros registros começaram a ser relatados, na segunda semana de dezembro do ano passado, os pacientes chegaram a doença com a ingestão de peixe. Porém, pesquisadores da UFBA (Universidade Federal da Bahia) descartaram essa hipótese.
Tecnologia do Blogger.